Pagina Inicial Pagina Inicial A Empresa Nossas Lojas Trabalhe Conosco Fale Conosco Facebook Atendimento Online
Medicamentos Genéricos

O que é um Medicamento Genérico?
É um medicamento que tem as mesmas características e produz no corpo os mesmos efeitos que um medicamento de marca (medicamento de referência já comercializado no Brasil). A diferença é que ele não tem nome comercial e é vendido pelo princípio ativo, ou pelo nome Genérico.

Cada Medicamento Genérico tem o mesmo resultado de tratamento que o seu respectivo medicamento de referência, mas custa menos, por ser igual a esse medicamento já conhecido e também por não precisar de investimento em pesquisa para seu desenvolvimento nem de publicidade para a marca, já que não tem nome comercial.

Por que você pode confiar no Genérico?
Porque ele tem a mesma qualidade que o medicamento de referência (aquele de marca). Ou seja, vai produzir no corpo os mesmos efeitos. Antes de ter seu registro e comercialização autorizados pela ANVISA - Agência Nacional de Vigilância Sanitária, o Genérico passa por rigorosos testes de qualidade.

É possível trocar medicamento de marca por Genérico?
Sim, um medicamento de marca pode ser trocado por um Genérico, com a garantia do mesmo resultado do tratamento. Essa troca precisa ser orientada pelo médico, que pode e deve prescrever o medicamento. Caso o médico não tenha feito a prescrição do Medicamento Genérico, somente o farmacêutico, nunca o balconista da farmácia, pode indicar a substituição do remédio de marca pelo Genérico.

Como identificar um Genérico?
Pela embalagem, que traz sempre escrito: 'Medicamento Genérico - Lei 9.787/99', além de uma tarja amarela com um 'G' de Genérico e a frase 'Medicamento Genérico'.

Onde encontrar a lista dos Medicamentos Genéricos?
Nas farmácias e drogarias, que estão obrigadas, por Lei, a manter em local de fácil leitura para o consumidor a lista atualizada dos Medicamentos Genéricos. Atualmente, já existe Medicamento Genérico para cerca de 50% de todos os remédios de marca, ou seja, de todas as consultas feitas no Brasil, em metade delas o médico já pode colocar na receita a opção do Genérico para o paciente.

O que o consumidor deve saber sobre Genéricos

  • Genérico é uma cópia idêntica do medicamento de referência (de marca).
  • É intercambiável com o medicamento de marca.
  • Tem o mesmo efeito do de referência - com aval da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).
  • A prescrição de genéricos deve ser feita pelo princípio ativo. no SUS é obrigatória a prescrição pela denominação genérica.
  • É mais barato que o medicamento de referência porque seu fabricante não necessita fazer investimentos em pesquisas, visto que as formulações já estão definidas, nem investir em marketing do produto.
  • Não existe medicamento biológico genérico. Os que se aproximam disso são chamados de biossimilares, mas eles não são uma cópia fiel do medicamento biológico de referência.

 



Compartilhar nas Redes Sociais
| |

Institucional
Apresentação    
Convênios    
Crédito Fácil    
Farmácia Popular    
Medicamentos Genéricos    
Nossa loja    
Programa Alcance    
Renegociação de Débitos    
Tele Entrega    




Desenvolvimento: qualitÉ! Tecnologia Drogasul ® 2012. Todos os direitos reservados.   Administração  Webmail
PÁGINA INICIAL | INSTITUCIONAL | DICAS E INFORMATIVOS | CONTATO
Avenida Francisco Gaetane, 1.030, Major Prates, CEP: 39.403.201, Montes Claros (MG)
[email protected] - Telefones: (38) 3690-1000