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Viver bem na Melhor Idade

A receita básica para uma existência melhor contém ingredientes como alimentação saudável, exercícios físicos, manutenção de bons hábitos e ajuda da medicina preventiva. Veja como conseguir isso através desse prático manual para se viver mais e melhor.

O número de idosos cresce gradativamente no mundo. Por aqui, eles representavam 6,4% da população em 1981; subiu para 8% em 1993 e chegou a 9,7% em 2004 (cerca de 17,6 milhões de pessoas), de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Hoje, a expectativa de vida no Brasil, para ambos os sexos, é de 71,7 anos. As mulheres vivem em média até os 75,5 anos, enquanto os homens até 67,9 anos. O fenômeno deve-se aos avanços da medicina e à nova visão da velhice. 'A maioria das pessoas busca envelhecer de forma saudável, independente e com qualidade de vida', diz o geriatra Milton Luiz Gorzoni, vice-presidente da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG).

ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL, A SENHA PARA UMA VIDA MAIS LONGA

Não se deve descuidar da alimentação em nenhuma fase da vida. No caso dos idosos, porém, a atenção deve ser redobrada. Afinal, nessa fase ocorre uma redução da capacidade funcional do organismo. 'A dieta do idoso deve ser bem colorida, rica em alimentos variados', explica a nutricionista Cínthia Perine, de São Paulo. Mais do que nunca, deve-se evitar o consumo de carboidratos refinados (açúcar, farinha de trigo), gorduras saturadas (bacon, carnes, frituras e cremes) e gorduras trans (chocolates, biscoitos, produtos industrializados).

'Esses alimentos são considerados agressores para o corpo porque aumentam a incidência de doenças crônico-degenerativas, como diabetes, além de problemas como colesterol alto, doenças cardiovasculares, hipertensão e câncer, entre outros', afirma. Já a quantidade de calorias diárias varia de um indivíduo ao outro. 'Mais do que as de calorias, o que importa é a qualidade do que está no cardápio', diz Cínthia Perine.

'Aliás, temos de tomar cuidado com restrições calóricas muito severas, pois elas reduzem o fornecimento de energia para o corpo e para o cérebro. Assim, há diminuição de massa muscular e também da capacidade de cognição.'Preste atenção, ao lado, às dicas da nutricionista.

O PAPEL DO GERIATRA 

De acordo com Milton Luiz Gorzoni, vice-presidente da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG), a função principal desse médico é administrar os problemas que surgem com o envelhecimento. 'Com o avanço da idade, a pessoa passa a se consultar com vários especialistas e, conseqüentemente, acaba tomando muitos remédios, que podem não combinar entre si e até gerar reações', explica.

O geriatra, portanto, vai gerenciar esses tratamentos e fazer uma revisão periódica, verificando o que é mais importante para o paciente. Segundo Milton Luiz, o primeiro geriatra da mulher, por volta dos 50 anos, é o ginecologista, ao tratar dos problemas gerados pela menopausa.

Já os homens, antes dos 60 anos, devem ter um bom clínico-geral como médico de confiança.
 

Fonte: http://revistavivasaude.uol.com.br/Edicoes/0/artigo28882-1.asp



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